25 de jan. de 2011

A arte de contar Histórias - O lúdico que diverte até os adultos.

Quem não se lembra de quando criança ficar envolvido e admirado com as histórias  que alguém nos contava, aqueles movimentos com as mãos, pés e corpo  ... qualquer objeto que estive-se na frente podia se tornar o mais inesperado personagem, tenho que confessar que  mesmo adulta pude ver em uma tarde de contação de histórias um objeto se transformar exatamente no que o contador  dissera.

 Por mais que exista especializações e cursos oferecidos para se tornar um contador de história e apresentar esse lúdico universo infantil a verdade é que já está em nós.
Pais podem se aproximar de seus filhos não só quando contam,  mais também quando participam e com eles redescobrem o imaginário. Professores podem despertar e inserir valores que a tempos estão distorcidos, as possibilidades que o ato de contar podem trazer vai muito além do que imaginamos.
 O incentivo e a prática da leitura devem ser apresentadas aos pequenos, mas para que isso seja feito o adulto que  é de exemplo deve também mergulhar neste universo. Que todos nunca perdem o lado infantil isso todos sabem o problema é que deixamos esse lado ser escondido pelo apressado, rabugento, cheio de problemas e muitas vezes infeliz adulto.


 No site a casa do contador de histórias, você pode saber um pouco mais do que é tudo isso ... mais não se esqueça "tudo isso" já está dentro de você, criança ou adulto, homem ou mulher, LIBERTE-O

3 comentários:

  1. Ótimo post. Vamos resgatar nossa criança adormecida.

    ResponderExcluir
  2. Obrigadaaaaaaaa por ler e gostar ... sempre ébom LIBERTAR a criança que está em nós =D

    ResponderExcluir
  3. Uma das coisas que mudaram minha vida com certeza, foi a leitura, os livros meus amigos até hoje, tenho uma loucura rs, leio de 2 a 3 livros ao mesmo tempo, e o melhor falo sobre o assunto sem misturar as histórias rs!!
    Adorava as aulas na sala de leitura e me lembro das tias(como chamavamos)interpretando de forma doce e encantadora histórias com materiais reciclados,ai q lembrança gostosa, sem falar q até hoje assisto um programa na Cultura que chama Contos de Fadas!!
    Adoooooooooooooooro...
    Bjs Carol adorei a postagem!!

    ResponderExcluir